CCA Bernardon Consultoria Contábil e Tributária Porto Alegre
Menu

A partir da competência de janeiro de 2023, as retenções do IR e Contribuições Sociais (4,65%) passam a ser declaradas na EFD-Reinf.

Foi publicado no Diário Oficial da União, de 29/11/2021, Ato Declaratório Executivo COFIS nº 93, de 26 de novembro de 2021, que aprova a versão 2.1 dos leiautes dos arquivos que compõem a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais - EFD-Reinf, que será exigida para os eventos ocorridos a partir da competência de janeiro de 2023.

 

Esta nova versão da EFD-Reinf contempla os novos leiautes dos eventos do grupo R-4000, os quais são destinados à prestação de informações atinentes as retenções do Imposto de Renda e das Contribuições Sociais (4,65%).

 

Destaca-se que, as retenções do IR decorrentes do rendimento de trabalho devem ser enviadas pelo eSocial. No entanto, para situações específicas em que não seja possível fazer o envio pelo eSocial, a EFD-Reinf deve ser a escrituração utilizada para essa apuração.

 

Maiores detalhes a respeito do preenchimento dos eventos serão informados por meio do manual de orientação do usuário, que ainda não foi publicado pela RFB.

Confira outras notícias

Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.