Estados protestam devedores
Os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo adotaram o protesto em cartório de dívidas tributárias com IPVA e ICMS, por exemplo, para receber créditos de baixo valor ou que estariam perdidos, por não valer a pena ir à Justiça cobrá-los.
Por esse motivo, o retorno aproximado de 10% é comemorado. Para o contribuinte, a medida significa ter o nome "sujo" na praça, pois os títulos protestados são informados aos cadastros do Serasa e SCPC. A maior parte dos Estados passou a adotar a prática no ano passado, após edição de lei federal que autoriza o uso do instrumento.
Fonte: Valor Econômico
Confira outras notícias
- InstitucionalJunho, 02Receita Federal divulga balanço final do Imposto de Renda de 2025
- InstitucionalMaio, 23EFD - IN 042/25 cria novos códigos e altera procedimentos
- InstitucionalMaio, 18Receita Federal alerta: prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda 2025 termina em 30 de maio
- InstitucionalMaio, 18Programa de autorregularização busca recuperar R$ 1,9 milhão em ICMS devido na venda de alho a consumidores finais
- InstitucionalAbril, 04Publicação do programa EFD ICMS IPI versão 5.0.1