Dia a Dia Tributário: Fisco acessará dados da Inteligência dos Estados
SÃO PAULO - A Receita Federal passará a ter acesso às informações fiscais sobre contribuintes disponibilizadas por quase todos os Estados brasileiros por meio do Sistema de Inteligência Fiscal (SIF). Os dados estarão disponíveis para a Receita a partir de 1º de novembro.
A medida foi firmada por meio do Protocolo nº 147, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). A norma foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira. Só não assinam o protocolo os Estados do Mato Grosso, Bahia e Rondônia.
O SIF foi criado por meio do Protocolo nº 66, de 2009. Baseado na mútua colaboração, ele promove a cooperação técnica e o intercâmbio de informações entre os setores de Inteligência Fiscal dos Estados. A Inteligência Fiscal assessora as autoridades fazendárias no planejamento e execução das ações de fiscalização, além de detectar e combater a fraude fiscal estruturada e subsidiar os órgãos responsáveis no combate aos crimes contra a ordem tributária e de lavagem de dinheiro.
Agora, a Receita Federal terá acesso às análises feitas e publicadas no SIF pelos Estados, por exemplo, sobre determinado segmento econômico e correspondentes indícios de sonegação.
Com informações da Lex Legis Consultoria Tributária.
Fonte: Valor Econômico
Confira outras notícias
- InstitucionalSetembro, 05Empresas do RS devem concluir recadastramento obrigatório até o final de setembro
- InstitucionalSetembro, 05Programa de autorregularização busca recuperar R$ 2,2 milhões em ICMS no setor de bebidas quentes
- InstitucionalSetembro, 05Lei do Regime Especial de Fiscalização (REF) é validada pelo STF
- InstitucionalAgosto, 29Cerca de 8 mil empresas do RS podem ser excluídas do Simples Nacional se não regularizarem débitos
- InstitucionalAgosto, 07Débitos trimestrais de IRPJ e CSLL: Impossibilidade de vinculação de DCOMP na DCTFWeb