Na securitização o lucro presumido é 8%
ASSUNTO : IMPOSTO SOBRE A RENDA DE PESSOA JURÍDICA – IRPJ
SECURITIZAÇÃO. LUCRO PRESUMIDO. PERCENTUAL DE PRESUNÇÃO. RECEITA BRUTA.
Nas receitas relativas à aquisição de direitos creditórios pelas empresas de securitização optantes pelo lucro presumido, a base de cálculo do IRPJ deve ser apurada com a utilização do percentual de presunção de 8% (oito por cento).
Neste caso, os custos referentes à aquisição dos direitos creditórios não podem ser excluídos para fins de apuração da receita bruta tributável, bem como para verificação do limite de receita estabelecido para a adoção dessa sistemática de tributação (lucro presumido).
Dispositivos Legais: Lei nº 9.249, de 1995, art. 15; Lei nº 9.514, de 1997, art. 3º; Lei nº 9.430, de 1996, arts. 1º e 25, inciso I; Lei nº 8.981, de 1995, art. 31 e parágrafo único; Lei nº 9.718, de 1998, art. 14, inciso VII; Lei nº 12.249, de 2010, art. 22; Decreto nº
3.000, de 1999, arts. 518, 519 e 224.
ASSUNTO : CONTRIBUIÇÃO SOCIAL SOBRE O LUCRO LÍQUIDO – CSLL
SECURITIZAÇÃO. LUCRO PRESUMIDO. PERCENTUAL DE PRESUNÇÃO. RECEITA BRUTA.
Nas receitas relativas à aquisição de direitos creditórios pelas empresas de securitização optantes pelo lucro presumido, a base de cálculo da CSLL deve ser apurada com a utilização do percentual de presunção de 12% (doze por cento).
Neste caso, os custos referentes à aquisição dos direitos creditórios não podem ser excluídos para fins de apuração da receita bruta tributável, bem como para verificação do limite de receita estabelecido para a adoção dessa sistemática de tributação (lucro presumido).
Dispositivos Legais: Lei nº 9.249, de 1995, arts. 15 e 20; Lei nº 9.514, de 1997, art. 3º; Lei nº 9.430, de 1996, art. 29; Lei nº 8.981, de 1995, art. 31 e parágrafo único; Lei nº 9.718, de 1998, art. 14, inciso VII; Lei nº 12.249, de 2010, art. 22; Decreto nº 3.000, de 1999, arts. 518, 519 e 224.
Assunto: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins
SECURITIZAÇÃO. BASE DE CÁLCULO. RECEITA BRUTA.
Para fins de apuração da base de cálculo da Cofins das pessoas jurídicas que exploram a atividade de securitização de créditos não imobiliários, financeiros ou do agronegócio, o custo de aquisição dos direitos creditórios não pode ser excluído da receita bruta auferida.
Dispositivos Legais: Lei nº 9.718, de 1998, art. 3º, § 8º.
ASSUNTO : CONTRIBUIÇÃO PA R A O PIS/ PASEP
SECURITIZAÇÃO. BASE DE CÁLCULO. RECEITA BRUTA.
Para fins de apuração da base de cálculo do PIS/Pasep das pessoas jurídicas que exploram a atividade de securitização de créditos não imobiliários, financeiros ou do agronegócio, o custo de aquisição dos direitos creditórios não pode ser excluído da receita bruta auferida.
Dispositivos Legais: Lei nº 9.718, de 1998, art. 3º, § 8º.
MARCO ANTÔNIO FERREIRA POSSETTI Chefe
Fonte: Notícias Fiscais
Confira outras notícias
- InstitucionalAgosto, 21Empresas do Rio Grande do Sul devem fazer recadastramento junto à Receita Estadual até o final de setembro
- InstitucionalAgosto, 19Regime de caixa deixa de ser utilizado na apuração do Simples Nacional
- InstitucionalAgosto, 18Novo prazo para opção pelo Simples Nacional vai de 1º a 30 de setembro
- InstitucionalAgosto, 14Simples Nacional: NFS-e Nacional será obrigatória para ME e EPP a partir de 1º de novembro de 2026
- InstitucionalAgosto, 06Receita Federal orienta sobre os procedimentos para o recolhimento do imposto de renda retido na fonte sobre lucros e dividendos
