Julgamento de autuação fiscal milionária contra a Petrobras é adiado
O julgamento de uma autuação fiscal milionária contra a Petrobras foi adiado no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). O processo discute a cobrança de aproximadamente R$ 50 milhões de multa por exportação de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), em 2005, sem os devidos registros. O conselho é a última instância administrativa para a discussão de autuações do Fisco.
O relator do processo, conselheiro Rodrigo Pôssas, votou contra a empresa. Ele afirmou que “a mercadoria foi exportada sem a devida documentação, o que já é suficiente para a caracterização de infração”. O conselheiro Henrique Torres pediu vista do processo para melhor julgar o caso, que é analisado pela Câmara Superior da 3ª Seção do órgão.
O advogado que representa a empresa no processo, Igor Saldanha, disse que o procedimento que antecede o embarque da mercadoria foi feito e acompanhado por fiscais da Receita Federal. A etapa de arqueação, ou seja, medição do volume do bem a ser exportado, por exemplo, foi realizada antes do envio do GLP. “Apenas a declaração de exportação foi feita depois”, argumentou.
A autuação fiscal teve origem em dados apresentados pela Petrobras meses depois da operação, o que caracteriza denúncia espontânea. De acordo com o advogado, quando isso ocorre, não há cobrança de multa. Ele defende que como a autuação da Receita não inclui a cobrança de imposto, mas apenas da multa, ela deveria ser anulada.Thiago Resende|Valor.
Fonte: Notícias Fiscais
Confira outras notícias
- InstitucionalAgosto, 21Empresas do Rio Grande do Sul devem fazer recadastramento junto à Receita Estadual até o final de setembro
- InstitucionalAgosto, 19Regime de caixa deixa de ser utilizado na apuração do Simples Nacional
- InstitucionalAgosto, 18Novo prazo para opção pelo Simples Nacional vai de 1º a 30 de setembro
- InstitucionalAgosto, 14Simples Nacional: NFS-e Nacional será obrigatória para ME e EPP a partir de 1º de novembro de 2026
- InstitucionalAgosto, 06Receita Federal orienta sobre os procedimentos para o recolhimento do imposto de renda retido na fonte sobre lucros e dividendos
