STF vai julgar ISS dos cartórios com repercussão geral
SÃO PAULO - O Supremo Tribunal Federal (STF) analisará a cobrança do Imposto Sobre Serviços (ISS) sobre as atividades de cartórios, notários e serviços de registro público com repercussão geral. A jurisprudência da Corte está consolidada no sentido da constitucionalidade da incidência do tributo.
Com o julgamento em repercussão geral, os demais tribunais vão se orientar por meio dele na hora de julgar outros processo sobre o tema.
No caso, será julgado o recurso extraordinário do município de Guaporé (RS) contra decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) que havia declarado inconstitucional dispositivos de lei municipal sobre o tema.
O assunto já foi objeto de diversos julgados no STF, tanto em controle concentrado, na ação direta de inconstitucionalidade (Adin), como em recursos extraordinários. Ficou estabelecido que a atividade não se enquadra na imunidade recíproca entre os entes federativos prevista na Constituição Federal. O relator será o ministro Gilmar Mendes.
Fonte: Valor Econômico
Confira outras notícias
- InstitucionalSetembro, 05Empresas do RS devem concluir recadastramento obrigatório até o final de setembro
- InstitucionalSetembro, 05Programa de autorregularização busca recuperar R$ 2,2 milhões em ICMS no setor de bebidas quentes
- InstitucionalSetembro, 05Lei do Regime Especial de Fiscalização (REF) é validada pelo STF
- InstitucionalAgosto, 29Cerca de 8 mil empresas do RS podem ser excluídas do Simples Nacional se não regularizarem débitos
- InstitucionalAgosto, 07Débitos trimestrais de IRPJ e CSLL: Impossibilidade de vinculação de DCOMP na DCTFWeb