Receita institui malha fina para 1,5 milhão de declarações de pessoas
BRASÍLIA - A Receita Federal aperta o cerco sobre as pessoas jurídicas. Até o fim do mês entrará em funcionamento a versão final de um programa de malha fina para captar inconsistências na Declaração de Débitos da Pessoa Jurídica (DCTF). Serão avaliados cerca de 1,5 milhão de contribuintes.
“Isso visa identificar distorções nas declarações. Vamos selecionar declarações com inconsistências e vamos cobrar esclarecimentos”, disse o subsecretário de arrecadação e atendimento, Carlos Roberto Occaso.
Quando qualquer problema for identificado, o sistema automaticamente emite um extrato pedindo explicações às empresas. O subsecretário explicou que o programa já está em vigor em São Paulo, e seu funcionamento é “bom, com muitas declarações sob análise”.
Também está em funcionamento, desde o segundo semestre do ano passado, a malha fina para identificar fraudes na Declaração de Contribuições Previdenciárias (GFIP), mas esse sistema também será melhorado ao longo de 2013.
O sistema de malha fina, no entanto, ainda não está em funcionamento para a Declaração de Informações Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), nem para os optantes pelo Simples Nacional. Mas um cronograma de implantação está em estudo.
(Eduardo Campos | Valor)
Fonte: Valor Econômico
Confira outras notícias
- InstitucionalSetembro, 05Empresas do RS devem concluir recadastramento obrigatório até o final de setembro
- InstitucionalSetembro, 05Programa de autorregularização busca recuperar R$ 2,2 milhões em ICMS no setor de bebidas quentes
- InstitucionalSetembro, 05Lei do Regime Especial de Fiscalização (REF) é validada pelo STF
- InstitucionalAgosto, 29Cerca de 8 mil empresas do RS podem ser excluídas do Simples Nacional se não regularizarem débitos
- InstitucionalAgosto, 07Débitos trimestrais de IRPJ e CSLL: Impossibilidade de vinculação de DCOMP na DCTFWeb