Governo baixa MP para compensação de ICMS e cria fundo regional
BRASÍLIA - O governo baixou a Medida Provisória 599 com regras para a compensação federal de perdas futuras dos governos regionais com a unificação da alíquota do ICMS.
A MP também cria o Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR). As duas medidas foram anunciadas pelo governo como tentativa de acabar com a chamada guerra fiscal, que é a concessão de benefícios pelos entes federativos para atração de investimentos.
Publicada na edição de 28/12/2012 do "Diário Oficial da União", a MP “dispõe sobre a prestação de auxílio financeiro pela União aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios, com o objetivo de compensar perdas de arrecadação decorrentes da redução das alíquotas nas operações e prestações interestaduais relativas ao Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS)”.
A MP está atrelada ao objetivo do governo federal em unificar as alíquotas do ICMS em 4% (média hoje de 12%).
(Azelma Rodrigues | Valor)
Fonte: Valor Econômico
Confira outras notícias
- InstitucionalSetembro, 05Empresas do RS devem concluir recadastramento obrigatório até o final de setembro
- InstitucionalSetembro, 05Programa de autorregularização busca recuperar R$ 2,2 milhões em ICMS no setor de bebidas quentes
- InstitucionalSetembro, 05Lei do Regime Especial de Fiscalização (REF) é validada pelo STF
- InstitucionalAgosto, 29Cerca de 8 mil empresas do RS podem ser excluídas do Simples Nacional se não regularizarem débitos
- InstitucionalAgosto, 07Débitos trimestrais de IRPJ e CSLL: Impossibilidade de vinculação de DCOMP na DCTFWeb