AGU defende no STF o acesso da Receita a movimentações financeiras
BRASÍLIA - A Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou nesta terça-feira ter apresentado no Supremo Tribunal Federal (STF) parecer favorável a normas que regulamentam o acesso da Receita Federal a movimentações financeiras dos contribuintes. A legalidade de parte da Lei Complementar nº 105/01 e do Decreto nº 3724/01 é questionada em ação no Supremo pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e pelo Partido Social Liberal (PSL).
As entidades alegam que os dispositivos questionados violam a Constituição Federal ao permitirem quebra de sigilo bancário independentemente de prévia autorização judicial, destacou a AGU em nota. O caso é analisado no STF pelo ministro Dias Toffoli.
Segundo entendimento da AGU, o decreto apenas regulamenta os procedimentos relativos à requisição, acesso e uso pela Receita de dados financeiros dos contribuintes, previstos na lei questionada, e a norma possui natureza secundária ao fundamentar indiretamente a Constituição.
Assim, não cabe ajuizamento de ação de inconstitucionalidade para a impugnação de normas de caráter meramente regulamentar, diz a AGU, que também defende que a Constituição Federal dispõe somente sobre a inviolabilidade da vida privada e do segredo da comunicação de dados.
Fonte: Valor Econômico
Confira outras notícias
- InstitucionalSetembro, 05Empresas do RS devem concluir recadastramento obrigatório até o final de setembro
- InstitucionalSetembro, 05Programa de autorregularização busca recuperar R$ 2,2 milhões em ICMS no setor de bebidas quentes
- InstitucionalSetembro, 05Lei do Regime Especial de Fiscalização (REF) é validada pelo STF
- InstitucionalAgosto, 29Cerca de 8 mil empresas do RS podem ser excluídas do Simples Nacional se não regularizarem débitos
- InstitucionalAgosto, 07Débitos trimestrais de IRPJ e CSLL: Impossibilidade de vinculação de DCOMP na DCTFWeb