Dia a Dia Tributário: RJ julgará recursos contra multas altas primeiro
SÃO PAULO - Para dar agilidade aos recursos administrativos dos contribuintes contra autuações fiscais do Fisco fluminense, a Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro resolveu elencar as situações que ganharão prioridade para julgamento. Essas autuações tratam de supostos débitos, por exemplo, de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Os recursos são julgados pela Junta de Revisão Fiscal, a primeira instância administrativa, e pelo Conselho de Contribuintes do Estado, a segunda e mais alta esfera de julgamento administrativo.
Passam a ter prioridade as autuações de valor superior a R$ 1,13 milhão e casos em que houver indício de crime contra a ordem tributária, como sonegação fiscal. Também vão para o começo da fila de julgamentos os processos protocolados há mais de quatro anos e os recursos de pessoas com mais de 60 anos, portadores de deficiências ou de doenças graves como a síndrome de Parkinson.
A lista completa de prioridades encontra-se na Resolução Sefaz nº 525, publicada no Diário oficial do Estado desta sexta-feira. A norma entra hoje em vigor.
A resolução determina ainda que a prioridade não cessará com a morte do beneficiado, estendendo-se em favor do cônjuge, companheiro ou companheira, com união estável, maior de 60 anos.
Com informações da Lex Legis Consultoria Tributária.
Fonte: Valor Econômico
Confira outras notícias
- InstitucionalSetembro, 05Empresas do RS devem concluir recadastramento obrigatório até o final de setembro
- InstitucionalSetembro, 05Programa de autorregularização busca recuperar R$ 2,2 milhões em ICMS no setor de bebidas quentes
- InstitucionalSetembro, 05Lei do Regime Especial de Fiscalização (REF) é validada pelo STF
- InstitucionalAgosto, 29Cerca de 8 mil empresas do RS podem ser excluídas do Simples Nacional se não regularizarem débitos
- InstitucionalAgosto, 07Débitos trimestrais de IRPJ e CSLL: Impossibilidade de vinculação de DCOMP na DCTFWeb