Dia a Dia Tributário: Não incide IR sobre preço fixo de plano de saúde
SÃO PAULO - Os pagamentos fixos efetuados por empresas a operadoras de planos de saúde, independentes do uso dos serviços pelos funcionários, não estão sujeitos à retenção do Imposto de Renda (IR) na fonte.
Esse foi o entendimento da Receita Federal da 7ª Região Fiscal (Minas Gerais), via Solução de Consulta nº 116, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira.
Segundo o advogado Marcelo Jabour, diretor da Lex Legis Consultoria Tributária, somente sobre esse preço preestabelecido em contrato firmado com a operadora não há retenção do IR. “Caso o serviço seja prestado, incide a alíquota de 1,5% sobre o valor correspondente ao uso”, afirma.
As soluções de consulta têm efeitos apenas para quem fez a consulta, porém servem de orientação para os demais contribuintes da região fiscal.
Com informações da Lex Legis Consultoria Tributária
(Laura Ignacio | Valor)
Fonte: Valor Online
Confira outras notícias
- InstitucionalSetembro, 05Empresas do RS devem concluir recadastramento obrigatório até o final de setembro
- InstitucionalSetembro, 05Programa de autorregularização busca recuperar R$ 2,2 milhões em ICMS no setor de bebidas quentes
- InstitucionalSetembro, 05Lei do Regime Especial de Fiscalização (REF) é validada pelo STF
- InstitucionalAgosto, 29Cerca de 8 mil empresas do RS podem ser excluídas do Simples Nacional se não regularizarem débitos
- InstitucionalAgosto, 07Débitos trimestrais de IRPJ e CSLL: Impossibilidade de vinculação de DCOMP na DCTFWeb