Estado do Rio Grande do Sul prorroga isenção de ICMS de suínos
A Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul prorrogou por mais 60 dias a isenção de Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O decreto será publicado nesta segunda-feita (02) no Diário Oficial.
Conforme o secretário da Sefaz, Odir Tonollier, a medida tem por objetivo escoar o excesso de oferta de suínos vivos em relação à capacidade de abate da indústria gaúcha: "A manutenção da isenção evita que esse excesso de oferta de animais prejudique o preço pago ao produtor". A estimativa é que em 60 dias essa relação da oferta e demanda volte a se equilibrar.
Sendo assim, continuarão isentas de ICMS, até o dia 30 de junho de deste ano, as operações com suínos vivos destinados para outros estados, normalmente tributadas a 12%.
O setor das carnes é alvo de constantes benefícios fiscais pelos demais Estados. O Estado vem tentando estabelecer entendimentos no âmbito do Confaz para uma maior equalização do tratamento tributário, com vistas a minimizar problemas de competitividade para a produção gaúcha.
Fonte: Notícias Fiscais
Confira outras notícias
- InstitucionalSetembro, 05Empresas do RS devem concluir recadastramento obrigatório até o final de setembro
- InstitucionalSetembro, 05Programa de autorregularização busca recuperar R$ 2,2 milhões em ICMS no setor de bebidas quentes
- InstitucionalSetembro, 05Lei do Regime Especial de Fiscalização (REF) é validada pelo STF
- InstitucionalAgosto, 29Cerca de 8 mil empresas do RS podem ser excluídas do Simples Nacional se não regularizarem débitos
- InstitucionalAgosto, 07Débitos trimestrais de IRPJ e CSLL: Impossibilidade de vinculação de DCOMP na DCTFWeb