Câmara aprova MP que altera regras de consórcio
A Câmara dos Deputados aprovou ontem a Medida Provisória nº 510, de 2010, que estabelece a responsabilidade solidária entre as empresas que integram um mesmo consórcio.
O texto da MP determina que "os consórcios cumprirão as respectivas obrigações tributárias sempre que realizarem negócios jurídicos em nome próprio, inclusive na contratação de pessoas jurídicas e físicas, com ou sem vínculo empregatício".
Trata-se de uma alteração nas regras vigentes, em que a solidariedade das empresas consorciadas só vale nas dívidas trabalhistas, em licitações e nas relações de consumo.
O objetivo da medida provisória, segundo o governo, é tornar mais claras as regras da formação de consórcios no país, ao mesmo tempo em que facilita o trabalho da Receita Federal em eventuais cobranças fiscais de consórcios e de empresas que os integram.
Fonte: Valor Online
Confira outras notícias
- InstitucionalSetembro, 05Empresas do RS devem concluir recadastramento obrigatório até o final de setembro
- InstitucionalSetembro, 05Programa de autorregularização busca recuperar R$ 2,2 milhões em ICMS no setor de bebidas quentes
- InstitucionalSetembro, 05Lei do Regime Especial de Fiscalização (REF) é validada pelo STF
- InstitucionalAgosto, 29Cerca de 8 mil empresas do RS podem ser excluídas do Simples Nacional se não regularizarem débitos
- InstitucionalAgosto, 07Débitos trimestrais de IRPJ e CSLL: Impossibilidade de vinculação de DCOMP na DCTFWeb