TRF4 admite possibilidade da conversão em renda de depósito judicial com aproveitamento dos descontos da Lei 11.941
No Agravo de Instrumento n. 0007412-81.2010.404.0000/RS, a 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Porto Alegre), por unanimidade, j. em 19/05/2010, DEJF da 4ª Região de 1º/06/2010, p. 254, relator Desembargador Federal Joel Ilan Paciornik, negou provimento a recurso da União que pretendia derrubar decisão concedida pela Justiça Federal do Rio Grande do Sul.
O TRF decidiu que o contribuinte optante pelo Refis da Crise pode se utilizar dos descontos da Lei nº 11.941/2009 voltados para o “pagamento à vista” mediante a conversão do depósito judicial em renda.
Em breves palavras, o TRF equiparou a conversão do depósito judicial em renda como pagamento à vista, para fins de obtenção dos descontos da Lei nº 11.941/2009.
Eis a ementa do acórdão:
TRIBUTÁRIO. DEPÓSITO JUDICIAL DECORRENTE DE ARREMATAÇÃO EM EXECUÇÃO. CONVERSÃO EM RENDA PARA PAGAMENTO DA DÍVIDA COM OS BENEFÍCIOS DA LEI Nº 11.941/09. POSSIBILIDADE.
1. Não pode ser colocado como óbice para o gozo dos benefícios a ausência de renúncia ao direito em que se fundava a ação dos embargos, porquanto, quando do pedido para pagamento da dívida nos moldes do artigo 1º, §3º, I, da Lei nº 11.941/09, não mais se encontrava em curso aquela ação, decidida que estava em favor da embargante.
2. O legislador, para fins de aplicação das reduções que concede quanto aos juros e multa, não fez qualquer distinção ente o depósito judicial efetuado com o objetivo de suspender a exigibilidade do tributo questionado judicialmente e o depósito em dinheiro que serve de garantia em execução fiscal, ou mesmo aquele decorrente da arrematação em execução fiscal. De fato, não há razão para outorgar tratamento diverso a essas diversas modalidades de depósito, uma vez que a conversão em renda de qualquer deles proporciona a quitação da dívida, esta sim a finalidade almejada pela lei instituidora dos benefícios.
3. Agravo de instrumento improvido.
Fonte: Tributario.Net
Confira outras notícias
- InstitucionalSetembro, 05Empresas do RS devem concluir recadastramento obrigatório até o final de setembro
- InstitucionalSetembro, 05Programa de autorregularização busca recuperar R$ 2,2 milhões em ICMS no setor de bebidas quentes
- InstitucionalSetembro, 05Lei do Regime Especial de Fiscalização (REF) é validada pelo STF
- InstitucionalAgosto, 29Cerca de 8 mil empresas do RS podem ser excluídas do Simples Nacional se não regularizarem débitos
- InstitucionalAgosto, 07Débitos trimestrais de IRPJ e CSLL: Impossibilidade de vinculação de DCOMP na DCTFWeb