CCA Bernardon Consultoria Contábil e Tributária Porto Alegre
Menu

DISPENSA DE CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS

ICMS

27/01/2020


O Decreto n. 54.909/2019, DOE RS da 2ª Edição de 11 de dezembro de 2019, dispensa créditos tributários devidos pela utilização de crédito fiscal presumido de ICMS concedido a estabelecimentos distribuidores de produtos farmacêuticos.


Com fundamento no disposto no Convênio ICMS 54/2019, ratificado nos termos da Lei Complementar Federal n. 24/1975, conforme Ato Declaratório CONFAZ n. 5/2019, ficam dispensados os créditos tributários, constituídos ou não, devidos pela utilização, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2014, de crédito fiscal presumido de ICMS utilizado por estabelecimentos distribuidores de produtos farmacêuticos relacionados no item VI da Seção III do Apêndice II do RICMS/RS, no montante de 2% (dois por cento) sobre o valor da base de cálculo de ICMS na operação de entrada dos referidos produtos, na hipótese de terem sido adquiridos diretamente de estabelecimentos de importador ou de distribuidor exclusivo pertencente ao mesmo grupo empresarial do fabricante ou do importador.


Essa dispensa aplica-se:



a) nos termos e condições estabelecidos no RICMS, Livro I, art. 32, XXXI, notas 01 e 02, na redação dada pelo Decreto n. 51.072, e pelo Decreto n. 51.408/2014, observados os períodos de suas vigências;


b) com a exclusão, do montante das aquisições diretas dos estabelecimentos especificados, do valor referente às operações interestaduais com mercadorias alcançadas por benefício fiscal na unidade da Federação de origem;



O disposto neste Decreto fica condicionado à:



A decisão final sobre os requerimentos formulados com fundamento neste Decreto quanto aos créditos tributários em fase de cobrança judicial ou objeto de qualquer ação judicial, compete à Procuradoria-Geral do Estado.


Além disso, o benefício previsto neste Decreto não autoriza a restituição ou compensação de importâncias já pagas.

Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.