CCA Bernardon Consultoria Contábil e Tributária Porto Alegre
Menu

Novas flexibilizações para manutenção dos empregos

TRABALHO

03/05/2021

Através da Medida Provisória n. 1.045/2021, publicada no último dia 28, o Governo Federal reeditou o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego – BEm, retomando a possibilidade de os empregadores realizarem acordos com seus trabalhadores para redução de jornada e salário ou a suspensão dos contratos de trabalho, por um período de até 120 dias.


A MP também criou a Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, que será custeado com recursos da União, e pago nos casos de redução de jornada e suspensão dos contratos de trabalho, que terá como base de cálculo o valor da parcela do seguro-desemprego a que o empregado teria direito nos termos do disposto no art. 5º da Lei n. 7.998/1990.


O empregado que receber o BEm terá garantia provisória (estabilidade) no emprego.


Também no dia 28 de abril de 2021, através da Medida Provisória n. 1.046/2021, o Governo Federal estabeleceu, mais uma vez, flexibilizações temporárias na legislação trabalhista. A MP prevê que, pelo período de 120 dias, os empregadores poderão adotar, entre outras, medidas pertinentes:


I - ao teletrabalho;


II - à antecipação de férias individuais;


III - à concessão de férias coletivas;


IV - ao aproveitamento e a antecipação de feriados;


V - ao banco de horas;


VI - à suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho; e


VII - ao diferimento do recolhimento do FGTS das competências de abril a julho de 2021, que serão realizados em até 4 parcelas mensais com vencimento a partir de setembro de 2021.


Ainda acerca da suspensão temporária da exigibilidade do recolhimento do FGTS das competências abril a julho de 2021, a Caixa Econômica Federal divulgou, através da Circular CAIXA n. 945, DOU de 29 de abril de 2021, orientações detalhadas sobre as regras do parcelamento.

Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.